Descobre O Teu Universo

Semana de Astronomia do Colégio Estadual Teotônio Vilela

Descobre o Teu Universo

Download folder da I Semana de Astronomia

foldersemanaastronomia2009.doc
File Size: 852 kb
File Type: doc
Download File


Justificativa

A concepção do evento é instigar a comunidade escolar a conhecer a ciência astronômica e viabilizar ações que levem educadores e educandos a compreender que o universo começa a partir da sua realidade.

Cada pessoa compreende o universo de modo diferenciado e é esta diversidade de interpretação que alimenta a nossa proposta de divulgação astronômica.

Desta forma, valorizar as diferentes perspectivas sobre percepção pessoal e coletiva de universo é resgatar o nosso espaço que é também espaço de todos.

Objetivos

Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da ciência astronômica.

Propiciar momentos de observação e interpretação dos corpos celestes.

Refletir sobre as conquistas e revelações da ciência astronômica.

Integrar a Olimpíada e a Semana de Astronomia a proposta pedagógica da escola.

Público Alvo

Comunidade Escolar, convidados e demais interessados em astronomia

Programa da I Semana de Astronomia do CETV

Abertura

Professora Maria da Conceição Lopes

Professor Alberto Amorim

Professor convidado Adriano Amorim

1. Cientistas homenageados.

Carl Sagan (1934 a 1996) – Astrônomo Norte-Americano.

Galileu Galilei (1564 a 1642) – O Pai da Ciência Moderna.

2. Concurso astronômico Descobre o Teu Universo.

Produção de painel com técnica do painel vivo e maquetes com materiais recicláveis.

3. Mostra de Vídeos.

Vídeo oficial Ano Internacional da Astronomia

Cosmos – Carl Sagan (Episódios 2, 9 e 13)

Vida e obra de Galileu Galilei

4. Observação dos corpos celestes.

Professor José Carlos – Observatório Antares

5. Simulações astronômicas.

Google Earth e WorldWide Telescope

6. Lançamento do site Descobre o Teu Universo.

http://descobreoteuuniverso.weebly.com

7. Exposições livres

As revelações da Pedra Lavrada - Ingá/PB

Mitologia no Céu

Conhecimento astronômico pré-colombiano

8. Oficina

Buscando sinais na Terra

Utilizando o planisfério terrestre do Tio Al

9. Datas Magnas

06/03 – 19:00 h Abertura oficial

15/05 – XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

23/05 – 08:00 h Concurso Descobre o Teu Universo










Homenagem Póstuma ao Astrônomo Carl Sagan

Talvez desde Galileu, o astrônomo Carl Sagan seja o mais popular dos estudiosos da astronomia. Carisma inigualável entre seus pares, conseguiu popularizar a ciência astronômica, utilizando-se de uma linguagem poética para temas polêmicos e de certo modo inpenetrável para leigos.

Com a série Cosmos, na década de 80, encantou milhares de pessoas mundo a fora. Até hoje é a principal referência quando o assunto é galáxias, estrelas e planetas.

A partir dele, outros surgiram perseguindo o seu obstinado caminho para desvendar a origem de tudo que há no Universo. Mas, apenas ele, foi capaz de popularizar o conhecimento astronômico sem perder o rigor científico.



Em 2009 a série Cosmos de Carl Sagan completa 29 anos.

Cosmos - foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980.

A série Cosmos é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais, quando servida por uma personalidade carismática como Carl Sagan e por meios técnicos adequados.

Filmado ao longo de três anos, em quarenta locais de doze países, o programa Cosmos abriu a janela do Universo a mais de 500 milhões de pessoas. O segredo desta série de treze horas foi o talento de comunicador de Sagan, capaz de desmistificar o que até então fora informação científica inacessível. A versão escrita deste programa continua a ser o livro de divulgação científica mais vendido da história.

Editada recentemente pela Cosmos Studios (parte de uma fundação criada para a divulgação científica), a versão DVD da série disponibiliza um total de 780 minutos de material, distribuidos por 13 episódios de 60 minutos cada (cada epsiódio está repartido em 13 capítulos de acesso directo). Os materiais incluidos na edição DVD foram revistos pelo próprio Carl Sagan e pela sua esposa e ajudante, Ann Druyan, e após cada episódio encontrará uma apresentação das actualizações e novas descobertas científicas feitas nas matérias expostas desde o lançamento original da série nos anos 80. A partir de março de 2008 o canal brasileiro TV Escola começou a reapresentar este documentário dublado em português.

Episódios

Episódios Série de 13 episódios, Cosmos é constituída pelos seguintes títulos (pequena descrição dos assuntos tratados):

Episódio 1 - Os Limites do Oceano Cósmico (The Shores of the Cosmic Ocean) - O 1° capítulo da série Cosmos; apresenta-nos o universo de maneira geral, revelando as grandezas dos corpos celestes e a distância entre eles, além de lembrar importantes estudos do passado para grandes descobertas como a esfericidade do planeta. Sagan faz uma impossível (para os recursos atuais) e imaginária viagem desde a extremidade do espaço até nosso planeta, mostrando fenômenos como o nascimento e a morte de estrelas diante de uma fusão nuclear; recordando-nos a famosa equação de Einstein E=mc² (quando a matéria vira energia e vice versa). Ao longo do episódio fala um pouco sobre a descoberta de cada planeta da Via-láctea e algumas características. Também nos da uma idéia do tempo cósmico.

Episódio 2 - As Origens da Vida (One Voice in the Cosmic Fugue, lit. "Uma Voz na Fuga Cósmica") - Já no nosso planeta, Sagan interroga as origens da vida e a evolução das espécies, especulando ainda sobre a hipótese de existência de seres vivos noutros planetas.

Episódio 3 - A Harmonia dos Mundos (The Harmony of the Worlds) - Da astrologia à astronomia, desde sempre que o homem olha as estrelas em busca de conhecimento. Sagan traça o percurso da Humanidade na observação dos corpos celestes e na descoberta das leis que os regem.

Episódio 4 - Inferno e Céu (Heaven and Hell) - Um pequeno cometa teria atingido a Terra em 1908, provocando uma enorme explosão na Sibéria. Este fato serve a Sagan para empreender uma viagem até Vénus, com as suas altas temperaturas e o seu superlativo efeito de estufa.
Sagan junto a um modelo da nave Viking. Episódio 5 - Os Segredos de Marte (Blues for a Red Planet, lit. "Blues para um Planeta Vermelho) - Depois de Vénus, Marte é o planeta visitado neste episódio.

Episódio 6 - A Odisséia do Voyager (Travellers' Tales, lit. "Contos de Viajantes") - A partir da experiência da nave Voyager, Sagan simula uma viagem através do sistema solar, atravessando os anéis de Saturno até ao satélite Titã, rico em matéria orgânica.

Episódio 7 - A Espinha Dorsal da Noite (The Backbone of Night) - Dos antigos gregos à atualidade, Sagan traça o percurso do conhecimento científico sobre o Cosmos.

Episódio 8 - Viagens no Espaço e no Tempo (Travels in Space and Time)- Viagem às estrelas, à velocidade da luz, como sonhou Albert Einstein. Mas o tempo, o espaço e a velocidade estão interligados, como se demonstra na Teoria da Relatividade.

Episódio 9 - A Vida das Estrelas (The Lives of Stars) - Nascimento, vida e morte das estrelas - sem esquecer o nosso Sol de que veremos uma simulação do último dia de vida.

Episódio 10 - O Limiar da Eternidade (The Edge of Forever) - Origem e destino do Universo, das lendas e crenças à astrofísica.

Episódio 11 - A Persistência da Memória (The Presistence of Memory) - Sagan viaja até ao cérebro humano como local central de todo o conhecimento.

Episódio 12 - Enciclopédia Galáctica (Encyclopaedia Galactica) - Haverá vida noutros pontos da nossa galáxia? Sagan persegue a questão sem encontrar provas e conduz-nos numa viagem por várias estrelas e planetas.

Episódio 13 - Quem Pode Salvar a Terra? (Who Speaks for Earth?, lit. "Quem Responde pela Terra?") - Um planeta povoado de 60 mil armas nucleares é um planeta com futuro? Sagan termina a série Cosmos com um vibrante apelo à paz, em nome da nossa dignidade humana e em nome do respeito ao universo de que fazemos parte.

O cientista brasileiro Marcelo Gleiser apresentou em 2006, no Fantástico, uma serie denominada Poeira das Estrelas, um programa de divulgação científica feito nos moldes de Cosmos, segundo Gleiser, o nome de tal série foi dada graças a uma frase dita por Carl Sagan na série Cosmos dizendo que: "Todos nós somos seus filhos", tal episódio da série de Sagan contava sobre estrelas, Gleiser remodelou tal frase dizendo no primeiro episódio de Poeira das Estrelas: "... uma vez o astrônomo americano Carl Sagan disse que somos todos 'Poeira das Estrelas'"

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosmos

Apollo11 - Site especializado em Astronomia

Astronomia no Zênite

Mensageiro Sideral